Qualquer pessoa que trabalhe em Comunicação e Marketing ou qualquer forma de publicação digital provavelmente interagiu com sistemas DAM e CMS (Digital Asset Management – ou Gerenciamento de Ativos Digitais – e Content Management System – Gerenciamento de Conteúdo). Ambos são softwares fundamentais para produtores e distribuidores de conteúdo, que muitas vezes os utilizam de forma integrada para garantir o gerenciamento contínuo de conteúdo digital em todos os canais e plataformas.
1º benefício: Mantenha todos os seus ativos em um só lugar
Ao integrar DAM e CMS, você poderá armazenar todo o seu conteúdo em um hub central, completamente isolado dos seus sites. Dessa forma, a integração elimina a necessidade de armazenamentos separados e quaisquer complicadores relacionados a isso.
Com DAM e CMS integrados, toda a biblioteca de ativos estará disponível para que você localize a imagem certa e a publique em seu site em segundos – sem necessidade de criar duplicatas ou alterar o arquivo original.
2º benefício: Garanta a consistência da marca
A integração entre DAM e CMS pode garantir que apenas ativos aprovados e atualizados estejam disponíveis para edição no CMS e publicação nos sites.
3º benefício: Dimensione suas operações de conteúdo
No atual clima acelerado de produção de conteúdo digital, a eficiência nas Operações de Conteúdo é uma necessidade cada vez maior. Embora soluções adaptadas tenham funcionado bem no passado, testemunhamos uma demanda crescente entre produtores e distribuidores de conteúdo em construir ecossistemas de conteúdo que ofereçam suporte a Operações de Conteúdo (Content Operations) escalonáveis.
Aumentando o ROI
Algumas medidas que você pode tomar para maximizar o ROI de uma integração DAM/CMS são:
Estabelecer um alto nível de governança de metadados, avaliando e melhorando as estruturas atuais;
Criar fluxos de trabalho orientados por metadados para garantir que apenas ativos aprovados e atualizados possam ser utilizados no CMS;
Procurar armazenar somente originais em alta resolução em seu DAM e utilizar softwares de edição que permitam aplicar cortes e ajustar resolução no momentos de publicação em seus canais on-line.