Seja você uma emissora, produtora ou uma organização da área cultural, o conteúdo visual é uma parte vital de qualquer negócio na indústria do entretenimento – às vezes até servindo como produto principal. Desta forma, não é surpresa que a maioria das empresas de entretenimento tenha uma estrutura tecnológica considerável para garantir que seus arquivos de mídia sejam devidamente armazenados e gerenciados. E no centro desses ecossistemas é onde encontraremos um DAM – Digital Asset Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Digital. Ao implementar uma solução DAM, organizações de todos os tamanhos podem gerenciar facilmente milhares de ativos digitais – incluindo imagens, gráficos e outros recursos visuais – de maneira segura e eficaz. Existem muitas razões pelas quais uma ferramenta desse tipo é essencial para o negócio do entretenimento e listamos cinco das mais importantes abaixo.
O que é Gerenciamento de Ativos Digitais?
DAM é uma solução técnica que permite aos usuários armazenar e gerenciar diversos conteúdos. Enquanto configurações tradicionais organizam arquivos por meio de uma estrutura de pastas, sub-pastas e regras de nomenclatura, um DAM oferece a oportunidade de organizar e encontrar seus arquivos por meio de metadados – tornando cada ativo facilmente pesquisável, não importa seu nome, onde exatamente ele está armazenado ou a quantidade de conteúdo semelhante existente em seu sistema.
Razão #1: Gerenciar grandes volumes em um repositório central
Razão #2: Garantir um marketing eficiente e consistente
Em uma sociedade altamente digitalizada como a de hoje, o marketing tornou-se mais visual do que nunca. Que imagens e gráficos você usa – e como você os usa – é crucial para o sucesso. Ao promover um programa de TV, por exemplo, você precisa ter certeza de que a mensagem se destaca e chama a atenção do público-alvo, que já está sobrecarregado com mais informações do que é capaz de absorver.
Com uma solução DAM implementada, as empresas de entretenimento estão sempre no controle de sua marca e podem facilmente garantir a consistência por meio de marcadores personalizados. Pode haver 15 ativos pertencentes a uma campanha e 25 a outra e marcando-os devidamente na solução de armazenamento, a equipe pode facilmente identificar quais ativos usar e para quais finalidades. Algumas marcações também podem ser aplicadas automaticamente na distribuição de ativos, como uma marca d’água para o conteúdo que será enviado para sites de terceiros, por exemplo.
Razão #3: Processo de Aprovação e Gerenciamento de Direitos de Uso
Há muitos aspectos a se considerar na geração de conteúdo visual. Geralmente, várias pessoas estão envolvidas nos processos de criação e aprovação, que muitas vezes incluem pessoal externo, como parceiros, freelancers ou modelos. Sem um sistema adequado, o processo de aprovação pode ser complicado e até resultar em informações e conteúdo perdidos ao longo do caminho.
Razão #4: Compartilhar Arquivos de Forma Eficiente
A distribuição de conteúdo é chave na área de entretenimento e ocorre de muitas formas, que vão desde o envio de arquivos digitais e publicação em páginas Web até integração com plataformas e sites externos. Garantir que seu conteúdo esteja disponível no momento exato, para o público certo, nos canais adequados e formatos exigidos é uma questão crucial que pode promover ou prejudicar seu negócio.
O problema é que isto pode ser muito demorado se depender da tradicional solução de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem, o que também aumenta o risco de arquivos se perderem ao longo do caminho. Com um DAM, os processos de distribuição podem ser simplificados, usando os recursos de compartilhamento dentro do próprio DAM ou por meio de integrações.
Se você deseja disponibilizar coleções digitais para um grupo designado de pessoas – ou mesmo para o público em geral – um DAM também permite que você crie e configure álbuns ou acervos on-line para essa finalidade. Embora esse seja um recurso útil em qualquer setor, ele é especialmente relevante na área de entretenimento, onde a agilidade na distribuição de conteúdo é tão importante, que o envio de imagens por e-mail costuma comprometer prazos.
Razão #5: Economizar Tempo Gasto em Tarefas Rotineiras e Repetitivas
Com uma solução DAM adequada, como o Fotoware, as empresas de entretenimento podem economizar tempo gasto em tarefas repetitivas e gerenciamento de arquivos, alocando mais de seus recursos para produção e trabalho criativo. Por meio de metadados, podemos garantir que nenhum arquivo será perdido e, ao integrar o DAM com outros softwares, o conteúdo pode ser acessado de diferentes programas sem a necessidade de duplicatas.