1º Problema: Os arquivos se perdem ou são difíceis de encontrar
2º Problema: O trabalho colaborativo é ineficiente
3º Problema: Publicar conteúdo online é sempre trabalhoso
4º Problema: Controlar versões e acessos aos ativos é tedioso e manual
5º Problema: O sistema não se adapta às necessidades da organização
1º Problema: Os arquivos se perdem ou são difíceis de encontrar
Ao organizar seus arquivos em uma estrutura de pastas tradicional, você acaba tendo que saber exatamente em que pasta um ativo foi armazenado para encontrá-lo. Você pode estar procurando o modelo de PowerPoint mais recente para usar em sua apresentação, por exemplo, mas não se lembra se ele está armazenado na pasta “PPTs”, ou na pasta “Modelos”, ou na “Padrões da Empresa”, ou “Meus documentos”…
Outro problema do armazenamento em pastas é que os colaboradores e parceiros muitas vezes armazenam ativos digitais em seus HDs locais, dificultando o acesso dos demais membros da equipe. Digamos que você precisa de um vídeo usado em um projeto anterior, por exemplo, mas não consegue encontrá-lo porque foi armazenado em uma pasta que era compartilhada por alguém que não trabalha mais na empresa.
Solução: Construa um sistema baseado em metadados
2º Problema: O trabalho colaborativo é ineficiente
Dica: Crie arquivos públicos para usuários externos
3º Problema: Publicar conteúdo online é sempre trabalhoso
Dica: use APIs para construir um ecossistema de conteúdo com o DAM no centro
Os melhores sistemas DAM possuem APIs (funções), que permitem sua integração com uma infinidade de sistemas e programas diferentes, como softwares de design gráfico, sistemas de gerenciamento de informações de produtos (PIM), sistemas de gerenciamento de projetos e muitos outros. Assim, você pode construir um ecossistema de conteúdo personalizado, tendo o DAM no centro, suprindo os ativos necessários para todos os seus outros sistemas.
4º Problema: Controlar versões e acessos a ativos é tedioso e manual
Seja porque a licença de uso de uma determinada imagem expirou, ou a versão de um arquivo não deve mais ser utilizada, ou por qualquer outro motivo, às vezes você precisa eliminar ativos do repositório ou movê-los para uma pasta de histórico e atualizar a versão correta. Sem um DAM, este trabalho pode ser complexo, pois normalmente envolve muitos comunicados internos para garantir que todos os colaboradores deixem de utilizar as versões expiradas ou desatualizadas.
Solução: crie fluxos de trabalho para gerenciar licenças de uso e aprovações
Com um sistema DAM, você pode configurar fluxos automáticos, orientados por metadados – o que significa que ações específicas são disparadas quando determinados eventos ocorrem. Por exemplo: você pode criar um fluxo de trabalho automático revogando o acesso a determinados ativos, quando a data de expiração da licença de uso for atingida ou publicando ativos em seu acervo público, assim que forem aprovados para essa finalidade.